FIXA ESPELHO

PARA QUE SERVE A FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS?​

Entenda para que serve a Ficha de Segurança de Produtos Químicos e qual sua utilidade em seu dia a dia.

Os Selantes e Adesivos FIFTY FIX apesar de NÃO serem considerados produtos perigosos, são classificados como produtos químicos e todos os produtos químicos devem possui suas FICHAS DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA, também conhecida como FISPQ.

A FISPQ serve como um documento de identificação do produto e sua estrutura deve respeitar a norma 14725 padronizada pela ABNT-NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A FISPQ deve conter informações sobre saúde, segurança, proteção e meio ambiente, como por exemplo, a classificação de perigos, as medidas apropriadas para o manuseio seguro e meios de extinção.

No geral, a FISPQ deve conter:

16 seções obrigatórias;
Numeração e sequência de seções;
Informações a serem preenchidas na FISPQ;
Condições de sua aplicabilidade ou utilização.

Lembrando que nem todas as seções obrigatórias estabelecidas pela norma 14725 são aplicáveis a todos os produtos químicos, isso pode variar de acordo com a sua composição e perigos relacionados, quando uma seção ou informação não é aplicável a determinado produto usa-se a nomenclatura NA (não aplicável).

Independente da aplicabilidade das seções da FISPQ, sua emissão é obrigatória para produtos químicos e deve seguir também o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, também conhecido pela sigla GHS.

Como já mencionado o FISPQ é dividida em 16 seções:

  1. Identificação do produto e do fabricante.
  2. Identificação dos perigos.
  3. Composição e informações sobre ingredientes.
  4. Medidas de primeiros-socorros.
  5. Medidas de combate a incêndio.
  6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento.
  7. Manuseio e armazenamento.
  8. Controle de exposição e proteção individual.
  9. Propriedades físicas e químicas.
  10. Estabilidade e reatividade.
  11. Informações toxicológicas.
  12. Informações ecológicas.
  13. Considerações sobre tratamento e disposição.
  14. Informações sobre transporte.
  15. Regulamentações.
  16. Outras informações.

Por meio da FISPQ, o consumidor pode identificar os riscos associados ao uso do produto e os cuidados necessários para manuseá-lo ou comprá-lo. Outro ponto relevante é que a FISPQ permite melhorar os custos com avaliações ambientais, uma vez que o documento detalha toda a composição do produto. Sem essa informação, seria necessário realizar vários procedimentos para determinar os possíveis perigos. Essas informações possibilitam a implementação de medidas protetivas voltadas à saúde e segurança dos trabalhadores, além de contribuir para a proteção do meio ambiente nos locais de trabalho.

Em síntese, a FISPQ desempenha um papel crucial na segurança ocupacional e ambiental, fornecendo dados detalhados sobre o produto químico. Ela descreve as precauções necessárias durante o manuseio e armazenamento, os riscos associados à exposição, as ações recomendadas em caso de acidentes e as medidas para prevenir reações adversas.

Todos os nossos selantes e adesivos possuem suas FISPQs e você pode acessá-las e baixá-las na página de produtos, aqui em nosso site.